segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SEXO SATISFATÓRIO


O querer é gula 
é prazer intento
comer com doçura
instinto intenso

O corpo sugere
a alma reclama
o tesão prefere
de pé ou na cama

malabarismos...
intrínsecos mais que perfeitos
como performáticos subjetivos

chances de prazer às largas-estreitas
gozos masoquistas quase purgatório

A técnica é perfeita
Em gráfico é ...satisfatório


Publicado originalmente no site 'Recanto das Letras' em 24/08/11

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Subjetividade Coletiva (música)

http://brevesfragmentosdesonho.blogspot.com/2009/05/pais-e-filhos-parents-and-children.html

Parede da casa é
mural de geladeira
Bolinha amarela é
solzinho fazendo careta
O choro, o tesouro, o consolo
Pedrinho perdeu a chupeta

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Botar piercing no nariz
Vanguarda de adolescente
Beber pra ficar feliz
Um beijo me faz contente

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Um dia vou dar no pé
O mundo é ali na esquina
A grana ainda tá ralé
Não dá nem pra aspirina

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Não deu tempo de tomar café
A hora é derradeira
Um relatório que ninguém quer
pousou sobre minha mesa

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

De carro eu chego lá
Mas cadê a gasolina?
Em março tem IPVA
E o carango é do banco ainda

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Maio é bom pra casar
Mas a casa não sai do chão
Então vamos só namorar
Do que seguir tradição

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

A vida deve ser luta
Filosofia é questão que se veja
Se pirar não vou de cicuta
Pensar só é bom com cerveja

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Se Nietzsche mandou Deus se ferrar
Ele pode ter montado igreja
Se a existência é molecular
O universo se faz da estrela
Luiz Felipe Pondé
Acha Deus elegante
Dawkins de bom que é
Veste o gene de Galante

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto indivíduo
O subjeto coletivo

Eu poderia ter feito assim
Mas pensaram que era besteira
Eu era um gênio mirim
Meu solzinho da geladeira

O objeto indivíduo
O subjeto coletivo
O objeto coletivo
O subjeto indivíduo

(para Robroy Naflix)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MACETES NOSSOS DE CADA DIA

créditos:http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/tag/bairros/page/5/

- Pééééé. pééééééé
- Já vai! - pensa secando as mãos no pano de prato.
- Pééééé. péééééééé´
- Ai deve ser a Zéfa - pega o interfone - Alô, Zéfa?
- Dona Vera, sou eu!
- Vou apertar aqui e depois você dá uma levantadinha no portão, viu?
- O quê?
- Dá uma levantadinha no portão! - Péé - Abriu?
- Não!
- Vai....pééé´...Abriu?
- Foi!
- Marco Antôniooooo! Você não viu este portão ainda Marco Antônio?


  E...Marco Antonio, enterrado no sofá.


- Aí, o interfone caiu de novo. Tem um macetinho....Ai caiu de novo (pensa). MARCO ANTÔNIO!!!!
  Você não vai consertar este interfone, não, Marco Antônio???
  Deixa eu colocar devagarzinho....devagarzinho....assim...foi....foi.....Caiu! MARCO ANTÔNIO!!
  Cadê o papelzinho...Agora vai...vai...assim...encaixou! - Olha irritada para sala.


  E...Marco Antonio, enterrado no sofá.


- Oi Zéfa, como está?
- Oi Dona Vera...
- Vem entrando...cuidado com este tijolinho do degrau da entrada.
- Ops!
- O Marco Antônio ficou de consertar...vem na sala Zéfa!
- Oi Seu Marco, boa tarde...


 E...Marco Antonio, enterrado no sofá


- Marco Antonio, a Zéfa deu "boa tarde".
- Hum! - Acessa com a mão e o resto...enterrado no sofá.
- Ai, que grosso! Vem na cozinha Zefá pra gente se acertar.
*
*
*
- Ai Zéfa, que bom que você veio. Eu estou precisando de você de novo...
  Quanto tempo faz, hein, três, quatro anos?
- Quatro anos! O Rafinha tinha acabado de fazer um ano...Ai teve aquele problema
   com a minha mãe e tive que voltar pra terrinha...Sempre gostei muito da Sra. e sei
   que a Sra. gostava de mim.
- Ah!. Não. NÃO. NÃO
- Como não.
- Não senta aí não que a cadeira está com a perna ruim...
- Ah sim!
- Encosta na parede e senta de ladinho...mas como você ia dizendo...
  Ora Zéfa você era meu braço esquerdo e direito. Me ajudou muito com a Rafinha...
  Quer uma água?
- Obrigado. Vocês moravam naquele apartamento, não é? Se mudaram quando?
- Faz um ano e meio. Conseguimos financiar esta casa...mas o Marco Antônio
  tem que fazer umas coisinhas. Mas sabe como é Marco Antônio, mudou nada...
  Vive caidão naquele sofá. Filme, futebol, filme, futebol...
- E fica sempre caído assim...
- Uma hora tem que levantar pra ir ao banheiro pelo menos.
- Não o interfone....
- Ah! Sim...quer dizer não...tem que botar um papelzinho pra segurar...
- Bom Dona Vera... então já posso começar...Vou fazer um cafezinho pra gente...
- Tá bom...vou acordar o Flavinho, senão ele não dorme de noite...
- Ah! Tem usar a faca, tá?
- Pra fazer o café? Faca pra fazer café?
- É que o bule é de outra cafeteira e a pontinha não alcança o orifício da mola de saída...
- O quê?
- É você põe a pontinha da faca naquela liguetinha pra sair o café enquanto
  evapora a água.
- Ah! Sim.
*
*
*
- Nossa Dona Vera como o Flavinho cresceu...
- Aqui a Tia Zéfa, meu filho, vai cuidar de você...
- Ele ainda tá com sono...não amole ele não....
- Mamãe tem um cheiro ruim...
- O que meu filho?
- Aquele cheiro ruim de novo...
- É mesmo Dona Vera...é cheiro de  gás?
- Caramba é mesmo...não pode deixar o registro do gás aberto...tem que fechar 
  depois de usar o fogão. O Marco Antônio FICOU DE CONSERTAR A BOCA DA 
  ESQUERDA, NÃO É MARCO ANTÔNIO... - aumenta o tom e faz com a cabeça
  em direção à sala.


  E...Marco Antônio, enterrado no sofá.


- É um perigo né, Dona Vera?
- Zéfa, sente aí que eu vou nos servir de café...E aí...temos um quarto sobrando...
  se você quiser pode ficar aqui a semana toda...
- Isto vamos ver....estou morando aqui no Encantado. É perto.
- Como quiser, Zéfa. Fica à vontade pra saber o que é melhor pra você.
- Dona Vera deixa eu lavar as xícaras. E o Seu Marcos, hein, sempre este jeitão...
- Bem devagarinho, devagarinho...
- É devagariiiinho, né Dona Vera?
- Não Zéfa, a torneira, abre devagarinho senão sai a válvula...e quando for fechar
  dá uma apertadinha por que carrapeta tá gasta...
- Ah! Tá...
- Bom Zéfa, vamos ver o seu quarto?
- Ah! Sim.
- Este quarto tá sobrando na casa...quando você for ligar a luz dá uma seguradinha na tomada.
- Uma seguradinha?
- Sim, um segundinho que acende viu? Ah! Apagou! Só mais um pouquinho...viu acendeu!
- Ah! Tá....
- A gente vai instalar um ventilador de teto aqui...mas por enquanto você usa este circulador tá?
- Tá!
- Mas usa ele inclinadinho assim, ó...tá vendo...senão conforme vai girando bate na grade e faz   um barulho chaaato.
- Ah! Tá!
- Vamos no quarto do Flavinho?
- Vamos.
- Tá vendo que graça!
- Que lindo Dona Vera! Lindo mesmo! Nossa que guarda-roupa bonitinho.
- ...e ordinário
- Ordinário?
- E ordinário! Não tem uma porta que a dobradiça sai. Tem abrir bem devagarinho...
  Fechar beeeem devagarinho...
- Ah! Tá.
- E o Flavinho...vê muito esta televisão...linda né...de plasma, que chique!
- Ah! Vê...gosta de ver...mas pra ligar é um suplício.
- Por quê?
- Tem que ser um jeitinho aqui na tomada. A gente põe assim meia banda...dá uma estaladinha.
- Estaladinha...
- É um choquinho...coisa boba....viu? Pronto. Ligou.
- Dona Vera. A Sra. me dá licença que vou no banheiro...
- Fica à vontade, Zéfa!
*
*
*
- Toc! toc! toc!
- Tem gente!
- Não, Zéfa, sou eu! Olha...quando terminar...dá uma socadinha na tampa da
  descarga senão pode ficar escorrendo a água no vaso, viu?
- vi.
*
*
- Oi Zéfa, acertou lá a...
- Acertei, Dona Vera...pode deixar
- Dona Vera...Desculpe perguntar....posso perguntar?
- Pode, Zéfinha...
- Tem algum troço que não tenha macete nesta casa?
- Ah! Sim Zéfa....O Marco Antônio...com "isso" não tem macete que dê solução.


   E...Marco Antônio...coça a nádega esquerda e...se enterra no sofá.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O QUE EU ESPERO DOS THE VACCINES


As boas e velhas canções de três acordes estão de volta...ou nunca foram embora? Com vocais de Justin Young -  à la Ramones e claras sonoridades indies oitentistas - os The Vaccines não vieram para ser originais. Por isso, as músicas soam familiares com aquela pegada de raiva e tristeza tão comuns às bandas inglesas. O som é excelente e os primeiros clips do álbum "What Did You Expect From The Vaccines?" (Columbia Records, 2011), "Wreckin' Bar (Ra Ra Ra)", "Blow It Up" e "Post Break-Up Sex" fazem você parar o que está fazendo para chegar perto da tv e curtir o som. Todos esperamos algo mais do The Vaccines mas, por enquanto, ficamos com um trabalho de casa muito bem feito. Abaixo o clip "If you Wanna".

MINHA MULATA

 

      corpo  corpo corpo corpo corpo corpo
samba samba samba samba samba samba samba samba
fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia
samba samba samba MULATA samba samba samba
fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia fantasia 
samba samba samba samba samba samba samba samba
corpo corpo corpo corpo corpo corpo corpo

sábado, 20 de agosto de 2011

OBA!


Gente grande é festa
Criançada samba
A bebida é honesta
Batuque dos bambas


A roda só cresce
A palma acompanha
Cadência merece
O couro que canta


A cerveja é ouro
Gargalhada inflama
Saúdam em coro
Minha preta encanta


A lua é branca
O suor transparece
O dever me chama
Vê se não me esquece


Amor!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

E-MAIL

Eu fiquei esperando sua ligação
sua mensagem, seu post, que aflição!
me senti deletada de sua vida
me encontrei alterada com bebida
com saídas noturnas à revelia
com desconcertos e infortúnios
com sonhos diurnos de festa
que ao juntar dos cacos
ao juntar o que resta
a ressaca é mortal
sob o domínio do mal
será eu, será outra, ou será que é você?
está verde o sinal, um e-mail insisto escrever
É um risco, é uma curva, um dígito fatal
No travar dos dedos ao te reconhecer
em asterisco, reticências, reticências
e talvez um ponto final.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONTO DAS BANDEIRINHAS

É tempo de manga
sapoti, araçá, romã
tempo de furtar quintais
tempo de espiar as ancas
das negras suspensas em varais
como fossem também
camisas, calças, ceroulas
suam no vento as tais crioulas

Corri de espingardas cegas
Roubei bandeirinhas às pressas
Só pra enfeitar minha janela
Só pra lembrar aos olhos dela
Que minha janela era a mais bonita

Enquanto girava sua saia de chita
Espiava de longe de curto horizonte
Os fogos chineses transluz como dia
Cintilavam estrelas na poeira do monte

Bateram palmas, fez-se o festeiro
Os tambores e os chocalhos
Fez a festa, riscou-se o terreiro
na dança com pés descalços

Ainda me lembro, ah! não me esqueço
Que roubei bandeirinhas finas
Pra por na janela como adereço
Vermelhas, verdes, amarelinhas

Você nunca foi a roça
Mas labutei desde pequeno
Quando em festa meu peito troça
Armadilhas no sereno

Valei-me os santos
Minha herança dos bantos
Minha esperança nos cantos
No verso da capoeira

É tempo de seca
A fogueira crepita
Olho esquerdo te espreita
O direito faz quizila

Só resta rasgar bandeira
Que minha janela enfeitou
Na memória impossível barreira
Teu rosto não esfacelou
E ainda esperança matreira
no meu peito menino ficou

Filha da sinhá
meu lábio nunca beijou

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O LIMITE DO POEMA

Até onde vai o poema?
Qual será o limiar do seu tema?
Qual será a beira do seu abismo?
Qual maior desafio para sua arte?
Grafitar nas areias de Marte.
Versar filosóficos cosmologismos.
Trilhar a metáfora mais absurda
Escancarar negros silogismos
Guerrear contra a ignorância
Na protuberância de suas pretensões
Talvez despertar esperanças
Em sufocados corações.

Até onde vai o poema?
Na frase curta das ladainhas
No carimbo dos cordéis
No rap rápido dos americanos
No limbo sôfrego dos ultra românticos
No concretismo sem papéis
No púlpito das praças
Na boca diminuta das traças
Em guardanapos de bordéis
No embassar do espelho
No caderno de colegiais
Na tatuagem no peito
Na censura dos generais
Na parede da cadeia
Na liberdade alheia
No gemido de bacanais
Na saliva dos cantores
Toscos compositores
E literatos geniais
Ser o mal pejorativo
Palavrões, gritos, gemidos
Escatológicos, colossais
O limite do poema
Este é o problema
Não terá fim. Jamais.                                                                                        ***

FRONTEIRA

F
I
N
O
L
I
M
I
T
E
F
      R
             O
                  N                              T
          E 
            I
   R
      A 
L
I
M
I
A
R
QUE NÃO CESSA!

Zé Quietinho

Além das canções de lirismo ímpar e poesia incondicional, o samba produzido nos anos 50 e 60 ousaram em crítica e acidez política. Um dos seus autores foi José Flores de Jesus, o Zé Kéti. Zé Kéti, emplacou vários sucessos nos anos 60, sobretudo, após o lançamento do filme "Rio 40 Graus" (1955) de Nelson Pereira dos Santos. "A voz do Morro", "Opinião" e "Acender as Velas" foram composições rapidamente absorvidas por vários interpretes da MPB. Ficaram nos anais da história da música popular o pout-pourri de Jair Rodrigues e Elis Regina no disco ao vivo Dois na Bossa, de 1955, e o show "Opinião", com o sucesso homônimo de Zé Kéti, na companhia de  João do Vale e Nara Leão, em 1964. Portelense, juntou-se ao grupo A Voz do Morro, com Paulinho da Viola, Elton Medeiros entre outros bambas, em 1962. Abaixo, "Opinião", um samba de protesto contra a reforma fundiária no Rio de Janeiro que, na conjuntura política dos anos 60, tornou-se um hino contra a ditadura militar.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

QUANTAS LÁGRIMAS

Certamente o que difere o samba produzido até o fim dos anos 70 das composições mais recentes é o capricho poético, o compromisso com o "belo". A preocupação com a figura de linguagem, o simbolismo lacrimoso de flores, a vermelhidão cáustica dos amores e paixões, tão bem representados por Cartola, Candeia, Bubú, Casquinha e tantos outros. Neste trecho do especial "Paulo Cesar Batista de Faria" exibido em junho de 1980 pela TV Globo, Paulinho da Viola cede o palco a um dos maiores representantes da "poesia sambada": Manacéia José de Andrade, ou simplesmente, Manacéia. Autor de vários sambas da G.R.E.S Portela, fez sucesso com "Riquezas do Brasil" em 1950. Décadas mais tarde foi interpretado por Cristina Buarque, Beth Carvalho, Marisa Monte e o próprio Paulinho da Viola. Aqui neste link do You Tube, "Quantas Lagrimas", de sua autoria, acompanhado da ilustríssima Velha Guarda de Portela.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

ZONA NORTE


Da janela de um prédio na zona norte
Não se avista mar
É mais sério e é mais forte
A pulsação do tráfego, os fantasmas do tráfico.
O hábito átimo de lembrar-me de você

Na zona norte não há tempo
Pra andar de bicicleta
De ser atleta em movimento
Não há vento marítimo no rosto
Mas o ritmo trêmulo das pipas
A tremularem dementes coloridas
Arredias me lembram
     [de repente de você

As bancas não vendem Piauí
As ancas balançam ao som do proibidão
Debaixo do viaduto, debaixo de algum vão
E eu clichê - suburbano coração
Mané, vacilão, quando me lembro de você

Dezembros se passaram de graça
O jogo do bicho se perdeu
Velhos se exercitam na praça
(E outros ainda bebem cachaça)
Vez enquanto a light faz um breu

Às torres do Sumaré confesso minha aflição
O Redentor, de costas, não quer confusão
Repique e cerveja compõem minha diversão
O cinema virou igreja e eu por incrível que pareça
         [menos cristão.

Deixa que eu escute um pagode
Em saudosa comemoração
Depois das dez, aqui pode
A saudade faz-se um batidão

O destino me proibiu te ver
Me proibiram de soltar balão
Pelo sim, pelo não
Pode soltar morteiro
No gol da seleção
Ou por um time qualquer
Que jogar no Engenhão

Tirei meu time de campo
Só pra ver você crescer
E eu clichê – coração suburbano
Mané, vacilei, de saudade de você

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Chico Buarque e Mestre Marçal

Trecho do DVD "Chico ou o país da delicadeza perdida" - Direção: Walter Salles e Nelson Motta - BMG/2003. Produzido em 1990 para televisão francesa pela Video Filmes o filme traz um documentário em p&b e um show (cores) na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. Na faixa bônus do DVD, Chico Buarque divide o palco com Mestre Marçal. Diretor de bateria da G.R.E.S Portela por 22 anos, Mestre Marçal é um baluarte do samba carioca que recebeu a herança de seu pai Marçal, compositor e ritmista, e transmitiu para o filho, o não menos talentoso Marçalzinho, percurssionista do grupo de jazz Pat Matheny nos anos 80. Acima um bônus que é mais que um presente, Chico e Mestre Marçal interpretam: "Sem Compromisso" (Nelson Trigueiro/ Geraldo Pereira) e "Deixa a menina" (Chico Buarque) .

ONDE AS RUAS NÃO TEM NOME

Na esquina da Rua Lopes Cintra
      [Com Pinto Magalhães
Logo em frente à Avenida Gomes Tibiriçá
Há um lugar onde belas manhãs
Presenteiam quem quer olhar

O sol alaranjava transeuntes explícitos
Carros irregulares, postes obelísticos
Davam tom à calçada de pedra histórica
Onde uma alfândega em tempos de glória
Desfaz-se em restos de memória

Aqui os mapas não dizem nada
O GPS não revela coordenadas
Nem tampouco fotografa
      [o espião satélite da NASA

Num bar de mesas de madeira apática
Um casal ensaia gestos de incerteza
O cardápio ainda repousava na mesa
Aguardando alguma ação telepática

A lágrima paralisou um tanto
O pouco da regra, o fato sem lei
Com o olhar ele dizia: eu te amo
E ela muda respondia: não sei

terça-feira, 2 de agosto de 2011

TIRANDO DO SÉRIO

- Marta, MARTA!
- O que é homem?
- Pega uma cerveja pra mim aí na geladeira...
- Como?
- Uma cerveja, Marta. Aí na gavetinha perto do freezer...
- Vem buscar você...
- Que que isso, Marta...Pega essa latinha aí, logo...Tá no meio do segundo tempo...
- A Vossa Santidade quer chantilly em cima?
- Pode por...Que...Que isso Marta...Para a palhaçada e pega logo esta cerveja.
- Estou secando a louça. Se quiser levanta e pega.
- Porra Marta. Você está do lado da geladeira...
- De frente...tecnicamente.
- Não Marta do lado...
- De frente...estava jogando os restos de comida no lixo...estava de frente...
- Tá Marta. De frente, de lado, tanto faz...
- Você está de frente ou de lado em relação a televisão?
- Que estória é esta Marta...
- De frente ou de lado?
- ...
- De frente ou de lado?
- De frente, Marta, de frente!
- Então como "tanto faz"?
- Tanto faz o quê Martinha de Jesus...
- É importante o angulo, não é!? Você vê a televisão de costas, Geraldinho?
- EU VEJO COMO EU QUISER! Pega logo esta latinha pelo-amor-de-deus!
- O amor de Deus não compartilha com isso, não....
- Com isso o quê?
- Com bebida...
- Cerveja não é bebida, Marta, todo mundo bebe.
- Cerveja não é bebida?
- Bebida é whisky, rum, tequila, vodka....
- Agora o substantivo "bebida" tem gênero, classe...É só destilado? Bebida é bebida!
- Claro Marta! Bebida é bebida!
- Tudo que se bebe é bebida, não é?
- É Marta...
- Quer uma bebida?
- Poxa, finalmente...
- Toma!
*


- MARTA, MARTA. ISSO É ÁGUA!
- Então...
- ENTÃO O QUÊ?
- Então vem buscar...bebida é bebida!
- Marta...Marta 'cê tá me aborrecendo...
- Posso por gelo?
- Gelo aonde Marta?
- Na bebida...
- Gelo na cerveja, Marta! Onde já se viu cerveja com gelo?
- Ué, mas não se põe gelo nas bebidas?
- Só em drink, Marta!
- Só em inglês...Só se põe gelo na bebida em inglês?
- Claro que não Marta! Onde já se viu gelo em cerveja?
- Por que é em "português"...Então não posso por nada em bebida brasileira?
- Põe o que você quiser filha de deus, contanto que venha a latinha!!! Pode ser!?
- Tá aqui! Inventei...
- Obrigado, hein, finalmente. Ora...mas...mas O QUE ISSO MARTA!?
- Chantilly. Pus o que eu quis. Deu um "toque" né? 
- VOU TE MATAR MARTA!
- Duvido você repetir isso dez vezes...
- O QUE MARTA!?
- "Vou te matar Marta"!
- Vou te "batar" Marta! Coff!   (Tosse nervoso)
- "Batar"? O que? Vai me bater e me matar? Errou de primeira!!!!
- Caceta, Marta!!!!
*
- MÃE! PAI! Vocês querem parar que eu tô aqui no quarto estudando. Um cristão não pode nem mais estudar.
- É o seu pai...Que quer ver televisão de costas, botar chantilly na cerveja e ainda diz que o amor-de-Deus aprova isso. Vê se pode meu, filho....
Olha Geraldinho...Um dia você vai acabar me tirando do sério.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CARTÃO DE CRÉDITO




Proprietário de um Honda Civic preto, placa KLT 5685, favor comparecer ao estacionamento!

– Pai, pai!
– Quié, Paloma...
– Não é o seu carro, não...?
– Não é meu carro o quê, Paloma?...Peraí...que eu ‘tô lembrando da senha...
– ‘Tão anunciando lá fora...
– Olha, não é possível... Só um instante que eu tenho que lembrar a senha do cartão...Já digitei duas vezes...
– Usa um outro cartão pai....
– Já usei um no mercado... Olha filha, se preocupa em tirar esse arame do nariz e me deixa. Fica quietinha...
– É piercing, pai.
– Que seja... Fica fria aí, minha filha...

Proprietário de um Honda Civic preto, placa KLT 5685, favor comparecer ao estacionamento!
   Proprietário de um Honda Civic preto, placa KLT 5685, favor comparecer ao estacionamento!

– Pai, pai...
Olha Paloma... Caso eu erre esta senha vou perder o cartão. Fica quietinha, minha filha!
– ‘Tão anunciando...lá fora...
– Já chega a confusão no mercado...Olha, hoje não é meu dia...Quatro, Cinco, Oito
– Pai não fala a senha, não...
– Peraí que eu estou lembrando... Vou lembrar! Quatro...

[Senha Incorreta. Excedido número de tentativas.]

– Senhor, deu senha incorreta...
– Puta que...Olha desculpe...Estou nervoso....
– Tudo bem. Isso acontece. O Senhor tem cheque?
– Não trabalho com cheque. ‘Peraí que eu tenho outro cartão de chip...

Proprietário de um Honda Civic preto, placa KLT 5685, favor comparecer ao estacionamento!

– Pai...Pai...Acho que é o nosso carro....
– É o nosso carro o quê Paloma! Já perdi um cartão...Fica quietinha aí, pelo-amor-de-deus!
– Pai...
– Porra! Paloma! Olha desculpe...(olha para caixa, sem jeito)
– É assim mesmo, senhor. Tudo bem...
– Olha desculpe...Já me aborreci no mercado hoje e estou meio nervoso. Olha... Espera aí, vou usar este vermelhinho aqui. Com certeza tenho a senha... (aponta o indicador para a têmpora esquerda).


Minutos antes no supermercado do shopping.

– Com licença, a senhora passou duas vezes o código do guardanapo.
– Não senhor...
– Olha passou sim. Veja ali na tela...
– Deixa eu ver...Não senhor. É outro produtinho...
– Que produto, minha querida? Só comprei uma garrafa de vinho, um refrigerante, duas lasanhas de microondas, um pacote de guardanapos e se Oxalá me permitir ainda vou comprar um par de sapatos...
– O senhor ainda vai pegar os sapatos?...
­– Não, não é aqui, não! É na loja de...Olha, presta a atenção no serviço. Vê aí na tela... O guardanapo.
– Deixa eu ver...há sim...Desculpe...Deixa eu chamar a fiscal de caixa..

            Acende uma luzinha acima do caixa. Uma tela de LCD anuncia as promoções do dia.

– Olha minha filha vai demorar muito? Tem um aniversário, onde só tem a aniversariante por enquanto. Se for rapidinho trago até um pedaço de bolo pra senhora...
– O senhor só está levando lasanha...
– O quê? Como assim...Não se mete...Foi um comentário retórico...
– Reto...O quê?
– Olha, deixa pra lá. Vai demorar muito, ainda?
– Já vem jazinho...

            Aparece uma menina de embalada a vácuo numa lycra bicolor, com um crachá pendendo no pescoço, evoluindo em cima de um par de patins.

– Oi, Gina. Que houve?
– Cancela este guardanapo...
– Filha, pode ser rápido isso?...
– O senhor vai pagar com Cartão JetMarket, senhor....
– Não. De crédito...
– Com ou sem chip, senhor?
– Sem chip.
– Identidade.
– Toma.
– Um momentinho. Um momentinho...
– Que houve...
– Não está passando senhor...Só um instantinho...
– Pai...usa o outro cartão.
– Tem que se este mesmo...Este mesmo!Vai botando as compras na sacola, Paloma.

            A caixa embrulha o cartão em um saco do mercado e passa no leitor.

– E aí...Deu certo o macete....
– Só um instantinho, senhor...Deixe eu passar mais uma vezinha...
– Vai, minha santinha... (Ironiza).
– Senhor o cartão não está passando...
– Tenta mais uma vez.
– Senhor vai ter que passar no SAC. Ali à direita no cantinho...
– Tenta aí que vai passar...Com fé! Afina mais o saquinho assim ó...
– Olha...passou!
– Estes cartões gastam a paciência da gente...
– Tá na cara, tá bem gasta mesmo.
– O que você disse!?
– A tarja senhor. A tarjinha do cartão. (Com riso curto, roça o dedo na tarja preta do cartão).
– Sei..sei...Paloma, vai deixar estas compras no carro. Eu te encontro na loja de sapatos. Pode deixar as sacolas na frente mesmo por que é pouca coisa.

- PRÓXIMO!

            Instantes depois. Corredor central do shopping na loja de sapatos.

– Vou lembrar a senha, ‘peraí .
– Pai usa o outro cartão....
– Já falei. Usei no mercado e fiquei sem limite.
– Cuidado senão o senhor cancela este cartão também – diz a caixa.
– Eu vou lembrar....eu vou lembrar...
– O senhor tem o cartão da loja?
– Eu? Eu não. Tenho não. A minha esposa é que tem. Ela sempre compra aqui. Esteve aqui ontem mesmo comigo. Mas inventei uma estória para ela não comprar nada... Uma loura, lembra não?
– Não senhor. São muitos clientes... Se o senhor quiser, nós podemos fazer um cartão agora. Vamos tentar liberar o crédito na hora.
– Não precisa...Vou lembrar! Quatro, oito, zero...Ih! Merda! Desculpe! Merda! Desculpe...

[Senha Incorreta. Excedido número de tentativas].

– Olha vamos fazer o seguinte: Se o senhor tiver o cartão da sua esposa a gente libera a venda.
– Não. Não. Só me faltava esta. A patroa pagar pelo próprio presente. O que precisa pra fazer o cartão e liberar o crédito?
– Identidade, CPF e um comprovante de residência.
– Paloma! Dá um pulinho lá no carro e pega uma conta de telefone que está no porta-luvas.
– É melhor a gente ir logo pai. Chega aqui na porta da loja.
– Ai meu Pai Eterno...O que que é, Paloma? Larga meu braço! Vai sozinha. Eu espero aqui.
– Escuta só...

Proprietário de um Honda Civic preto, placa KLT 5685, favor comparecer ao estacionamento!
Putz! Paloma! (Juntou documentos, cartões e arrumou sem jeito no bolso da frente da calça jeans. Correu desengonçado para não quebrar nenhum cartão). – Por que você não me avisou Paloma? Cacete!

            Esbaforido, chegou à vaga onde havia um vigilante falando no rádio. A filha ainda vinha driblando retrovisores mascando um chiclete com cara de “eu avisei”.

O senhor é o proprietário?
Sou eu, sim.
– Estamos chamando no alto-falante há tempos. A porta do carona estava aberta. Não há nem sinal de arrombamento.

   Dá um tiro com o olhar em direção à filha e franze os lábios. A filha finge que não vê.

– Cacete! Levaram o rádio. Meu rádio novinho! Levaram o GPS! Levaram as compras...o vinho...o refri...a LASANHA...
– Calma, pai...deixaram o saquinho de guardanapo...

   Agora foi um fuzilamento com o olhar. A filha finge que não vê.  

– Meus DVDs...O Zeca, o Exalta..., o Martinho da Vila... Fizeram o cata...
– Olha ali pai...
– Porra, Paloma! Desculpa, filha...– Esfregando nervosamente as unhas no alto da cabeça – Levaram até a figa, cacete. Por que um ladrão ia querer figa dos outros...Deve ter saído da validade mesmo.
– Olha ali, pai.
– O QUE É PALOMA?
– Debaixo do banco...Sapataria Sra.Elegantt. É o cartão da mamãe...Ela deve ter daixado cair...Vamos voltar lá...pra comprar...
– Desculpe, filha. Desculpe, seu vigilante. (Joga os braços pra baixo).
– Desculpe o que papai? (Na mesma hora olha o vigilante).
– CARTÃO É O CARALHO! CARTÃO É O CARALHO, PALOMA! PUTA QUE PARIU!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ÔNIBUS AMARELO

http://classic-carsfortaleza.blogspot.com/2010/12/propagandas_23.html


– Oi, com licença...
– Sim?
– Quando vir o 974 o senhor faz sinal pra mim...
– Claro...
– É que mudaram as cores dos ônibus. Dá pra confundir
   com o 975... É um amarelinho agora, viu?!
– Sim.
– Rapaz, ô rapaz. Vai cair...
– Hã?
– O dinheiro do seu bolso...Sem querer esbarrei com a mão...
– Obrigado...Senhora
– Nada meu, filho...
– Tá cheiroso...arrumado...vai encontrar com a namorada, né?
– O quê...?
– Você tá muito jeitoso, viu?
– Obrigado... Olha vem seu ônibus. Tá longe ainda
   mas eu faço sinal pra senhora.
– Ah...obrigado...mas não é ele não.
– Ih...é mesmo...
– As freadas... O meu não freia assim não...
– Então tá!
– Dia bonito né...sol...tempo maluco...
   Nasceram umas florezinhas ali no asfalto, ó.
   Bonitinhas, né?
– É...
– São onze horas...
– Não, já devem ser quinze pro meio dia...
– Não, as florezinhas...Onze Horas...perfuminho bom...
   Braquinhas...lindas de ser ver. Tinha numa casa ondei morei. 
   Ficou bonito, né? Alguém deve ter plantado...
– É...
– O médico falou pra eu tomar sol todo dia...
   Bom pros ossos. Mas eu gosto mesmo é
   da beleza do dia...as pessoas na rua...o cheiro
   do dia...
– Ah...é...
*
*
– Xiii vai cair...
– O quê?

FILHO DA PUT....!!!
*

– Tropeçou feio, este moço. Escutei ele correndo...Tem um buraco alí na
   calçada. Já tropecei alí. Alí é batata!
   Não adianta que este ônibus não para aqui nem por um decreto.
   Só ali adiante... Ou se o sinal fechar...o sinal tava verde.
– Pois é... É mesmo!
– Sabia que eu tinha um filho da sua idade?
– Não...
– É claro...como é que você ia saber né?...Mania de velho...
   De puxar assunto, né, meu filho? Ele morreu...acidente
   de moto. Não se preocupe que não sou destas velhas que
   ficam puxando assunto no ponto de ônibus, viu?! (riu)
– Se incomode, não. (respondeu com sorriso)
– Ele gostava muito de saladinha...salada...
– É?
– Por falar nisso, as verduras alí tão bonitas não é?
– Onde?
– Na barraquinha...aqui do lado...eu também não tinha reparado, não. 
   Deve ser novo aqui no ponto.
– Nem eu tinha visto...
– Você é novinho...Só olha o que está na frente dos olhos...
   Olha só: chicória, bertalha, coentro, cheiro-verde, cebolinha,
   alface crespa...tá bem sortida. Tá um verde de ofuscar
   os olhos...ele acabou de borrifar nas verduras...Respingou
   aqui no meu braço. (sorriu)

– É mesmo...
– Fez um barulhinho irritante, né?  (imita um gatilho com o dedo)
*
*
*
*
– Ah! Olha lá! Meu ônibus...faz sinal, faz favor?
– Onde?
– Assim que abrir o sinal alí da esquina você vai ver.
   Tá meio escondido... atrás do 428.
– Não vi ainda...
– Já, já aparece. Chega tudo junto...o sino da igreja bateu faz
   uns cinco minutinhos. 
– Eu nem tinha escutado sino...
– Ninguém mais escuta barulho de sino, né?....
   Hoje o ônibus atrasou...tô com pressa.
   Vou visitar meu filho...
– (Deve ser um outro) – o rapaz pensou.
– Me deixa pegar a bengala aqui na bolsa...
– ?  (Foi espiar inclinando a cabeça)

A senhora pegou uma vareta que se esticou em forma de bengala.

– Todo dia 18 eu vou visitar meu filho...
– Ué? A senhora é ceg....!!!!!
– Meu filho tá esperando...onde ele mora é um lugar ruim de se ver.
– Ele mora longe?
– Faz favor...me ajuda a levantar e faz sinal pra mim...Ninguém
   respeita velho hoje em dia.
– Qual a rua que a senhora vai? Sabe soltar direitinho?
– Sei ...põe minha mão na barra da porta, faz favor...eles mudaram
   o modelo do ônibus...olha é esse amarelinho aí...ó!
– É ele mesmo! Olha fiz sinal e ele está parando pra senhora.
– Você tem os olhos do meu filho...
– O outro...
– Não...Era filho único....O que morreu...faz 15 anos...estou indo ao cemitério agora.
– Põe a mão aqui na barra da porta. Nossa! A senhora vê tudo, hein?
– Menos lá onde está meu filho. Lá eu não consigo ver nada; só escuridão.
   Só escuridão...A saudade é preta sabe? Tem cor de nada...
   Cor de nada. Mas obrigado. Muito obrigado, meu filho.
   Deus que te abençoe e te dê luz!