segunda-feira, 2 de março de 2015

GLADIADORES: SERÁ QUE JÁ VIMOS ESTE FILME ANTES?


Na Roma Antiga, os gladiadores eram escravos altamente treinados para lutarem entre si e
até morte nas arenas do império. O espetáculo sangrento era parte da política do "Panis et
circensis" romano, com equipes privadas de lutadores numa lucrativa bolsa de apostas, muito além do mero entretenimento. Uma estratégia do establishment romano. Antes do Imperador Constatino, as arenas eram palco da execução de cristãos, não raro com bigas e leões famintos.

Quando a Universal do Reino de Deus divulga vídeos dos seus Gladiadores do Altar, imediatamente
nos remete à uma alegoria fascistóide, uma milícia manobrada pelo "imperador" para
sustentar uma estratégia de poder. A marcha ao altar, mesmo descujuntada e ridícula, não nos parece um exército evangelizador, mas uma tropa fundamentalista pronta para uma ação longe de qualquer semelhança com a filosofia cristã.

No filme "A Onda" (Dennis Gansel, 2008) temos o relato de um experimento escolar que
culminou numa tragédia. O filme mostra que ódio e frustração são ingredientes tenebrosos quanto
juntamos com pulsão juvenil e desejo de aceitação. A ala neo-penteconstal alimenta a volta por cima dos humilhados, o discurso da "tomada de posse" e o desejo de reparação sob um sistema "moderno" que nos condena à degradação física e moral. É a lógica deturpada da redenção numa "igreja" cheia de superlativos. Uniformes verde-oliva e líderes carismáticos: basta um grito em uníssono, para acender um inexorável rastro de pólvora.

Não sei quais são as intenções e nem o modus operandi evangelizador dos Gladiadores do Bispo Macedo. Não há esta clareza em seu site oficial. Dentre todas as alegorias encenadas nos cultos neo-pentencostais (procissões com a arca da aliança, lençóis gigantescos, corredores humanos...),  a metáfora dos portadores do gládio para expressar a fé evangelizadora inabalável foi extremamente infeliz. Abre espaço para dúzias de interpretações.
Tanto dos leigos, quanto dos próprios líderes do império Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário