domingo, 11 de março de 2012

Para arrebentar grades enferrujadas

         Os meus chegados sabem que sou fã de tecnologia. Não daquela que nos separa, nos individualiza, mas aquela que promove informações, agrega valores e experiências renovadoras. Uma destas experiências é a capacidade de ser assistir o que quiser, da forma que quiser, os programas de televisão pela internet. Quando garimpo, vejo que a televisão aberta ainda não está perdida, mas, certamente a forma de ser ver esta televisão está com os dias contados.
          Enquanto não temos uma banda acessível e barata para todos e um streaming sem aqueles travamentos irritantes, a melhor forma é montar uma boa lista, esperar uns minutos, e ver ou rever, os programas postados no You Tube. Muitos destes programas em canais das próprias emissoras e com qualidade HD. Daquelas pérolas que garimpo destaco duas: o humorístico Agora é Tarde, da BAND e o Samba na Gamboa da Tv Brasil. É tamanho o prazer do entretenimento assim como o abismo de distinção que há entre eles.
          Danilo Gentilli, faz o humor no pastiche dos talk shows, na fórmula bem copiada por Jô Soares, e desconstruindo as espinhas dorsais que poderiam torná-lo enfadonho. Um apresentador, três "ancoras", e uma banda, uma puta banda, o Ultraje à Rigor.
Diogo Nogueira acertou no carisma, no bom humor e na elegância na forma de receber seus convidados, neste campo, craques da música popular, do samba e do pagode. O ambiente informal dá leveza à acompanhamentos precisos e quase cirúrgicos, nas percussões, nas cordas e nos sopros. No último que assisti, e postei, tivemos a delícia da voz e do suingue de Luiz Melodia.
          Mesmo que às vezes pareça um retrocesso, esperar o vídeo "dar corda", no buffering, para depois tocar e, em HD, isso ainda é realidade, a tecnologia - dispor dela - é um deleite.
Eu que sou um pessimista racional ou um futurista melancólico, vejo um traço de esperança, quando a tal grade da televisão tradicional está prestes a arrebentar. Curtir a tv pela internet já é uma realidade, uma liberdade de escolha, pedra cantada por Nelson Hoineff e outros bons estudiosos de tv.
          Humor e Música são apenas opções na cédula virtual. Viva a liberdade de escolha! Menos leis restritivas e mais programas e formatos ao alcance dos dedos.




Postado no Facebook, Rio,11/03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário