segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quina Petróleo



- E aí Braga, quer que eu tire as costeletas?
- Pode tirar...Só chama atenção para a brancura das cãs.
  Pode tirar!
- Vou ali na pia limpar o pente da máquina. Só um instante...
- Fica à vontade, Seu Mateus
*
(Entra na minha casa, entra na minha vida)
*
- E da Dona Ruth, como está?
- Minha mãe tá ótima...Toca ainda que é uma maravilha.
- Você nunca levou jeito...
- Ah...nunca...Seu Mateus...Meu negócio é pandeiro, mesmo.
- E senhora sua esposa? Juliana...
- Não...Juliene....Ah....tudo bem. Todo mundo confunde mesmo...
  Tá bem...tá bem...Vai ver a mãe no nordeste este final de semana...
  Vai ficar dois dias. Mas pra mim...vai ser descanso (risos)
- (risos) Braga...Braga sossega o faixo....
- Você sabe que eu sou tranquilo...Só não me provoca...
- E a sinuquinha?
- Firme e forte! Taí um troço que eu não largo...
*
(...sara todas as feridas....me ensina a ter santidade....)
*
- Um homem se conhece pelos vícios....
- Não é vício...é hobby. Fica mais chique...hobby
- (risos) Quando eu era do mundo...Já joguei muito com este aí...
  (aponta com o queixo para o lado)
- Baiano? Baiano é pato...Seu Braga.
- Cuida do teu serviço...rapaz.(risos)
- Como o senhor aguenta trabalhar do lado do Baiano estes anos todos,
   Seu Mateus?
- Caridade...meu filho...(risos)
- Ô Baiano...pra te aturar só por caridade...Crioulo flamenguista do cacete...
- Deixa eu cuidar do meu freguês...Senhor vou passar o talco que terminou


(Por que o Senhor é o meu bem maior...Faz um milagre em mim...)


- Aqui é o único lugar que eu vejo lado a lado um macumbeiro flamenguista
  e um crente bacalhau!(risos)
- Quina Petróleo...
- Pode passar... seu Mateus


(Acabamos de escutar Regis Da...)


- Seu Mateus, o senhor usa Quina Petróleo há anos...alguém usa mais isso?
- Caprichos da profissão...
- Olha lá o Zé Trindade passando...envelheceu cedo...cedo
- São os vícios...
- Daqui o senhor vê a rua toda....
- Visão privilegia da vida dos outros (risos). Deixa eu pegar talco...


(Deus dá vitória, pra quem lutar com fervor...)


- Tá pronto!
- Seu Mateus...O senhor é um artesão do cabelo!
- Nada...Deixa eu tirar o pano...com calma pra não cair cabelo na calça....
- Toma! Fica com o troco. Vou andando que ainda tenho que pegar duas conduções...
- Ué, você não mora mais em Madureira, não?
- Não...tô morando no Encantado...
- Mas vem de tão longe.
- Pois é...são meus vícios seu Mateus. Aqui eu não corto o cabelo...
  Faço higiene mental...Fica com Deus, seu Mateus.
- Ele conosco. Até mês que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário